ONDE ENCONTRAR OS ESCOLÁPIOS

Centros sociais / Centros Calasanz

Centros sociais / Centros Calasanz

Um centro social escolápio é uma obra que se orienta a partir da missão escolápia: Evangelizar educando crianças e jovens, preferentemente pobres, para transformar a sociedade. Trata-se de uma obra denominada como de “educação não formal”, que desenvolve as grandes linhas de ação da evangelização, da educação e da transformação social.

Nossa identidade: Piedade e Letras

São José de Calasanz, respondendo aos problemas e desafios do início do século XVII, encontrou na “educação integral” de crianças e jovens pobres o meio mais eficaz para transformar as situações de injustiça, exclusão e violência que encontrou nas periferias de Roma. Por educação integral, entendemos a formação do ser humano em sua dimensão espiritual, seus valores, seus costumes (Piedade) e em sua dimensão pedagógica/técnica/instrumental (Letras).

A intuição de São José de Calasanz originou um modelo educativo inovador para a época e válido ainda nos dias atuais, reivindicando o direito de todas as pessoas à educação, cultura e conhecimento, especialmente para crianças e jovens pobres. Em sua escola, garantiu o acesso gratuito à educação de qualidade, fornecendo recursos humanos e materiais que possibilitavam as condições necessárias para a formação integral da pessoa de qualquer sexo, cor, religião ou classe. Procurou dar a cada um dos seus colaboradores e educandos uma intensa formação social baseada na inclusão, igualdade, no mútuo respeito, no trabalho, na virtude e no saber.

Enfim, a Obra Social Escolápia tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos: conscientes, livres, atuantes e solidários. A opção de toda Obra Escolápia em favor das crianças com maior vulnerabilidade social não nasce do desejo de oferecer medidas paliativas a um problema social, mas da convicção de que a pobreza é causada pela injustiça e exclusão, encontrando, na educação e na assistência social, o meio mais eficaz para construir uma sociedade mais igualitária.

Missão

Contribuir na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, mediante a educação e evangelização, especialmente da infância e juventude mais vulnerável.

Ser no Brasil uma rede consolidada e de reconhecimento local na assistência social, integrada na rede internacional de Itaka Escolápios.

Missão integral: Age nas três dimensões da missão escolápia, educativa e evangelizadora de transformação social.

Opção pelos mais vulneráveis: Responde à realidade das pessoas empobrecidas focada especialmente nas crianças e jovens.

Compromisso Voluntário: Fundamenta sua ação no voluntariado, pelo seu valor educativo e como expressão de compromisso generoso em favor de outras pessoas.

Gestão responsável: Aposta no trabalho em equipe, na geração de confiança e na austeridade do seu funcionamento, assim como na sustentabilidade.

Trabalho em rede: Uma rede que funciona com critérios de solidariedade, interdependência e corresponsabilidade.

Identidade cristã e escolápia: A partir do carisma de Calasanz e a missão específica das Escolas Pias.

Conselho Diretor                                                                                 
Pe. Francisco Javier Aguirregabiria Aguirre, Sch.P                                           
Presidente Eleito e Associado                                                               

Pe. Jesus Guergue Lafraya, Sch.P                                                                       
Secretário Eleito e Associado                                                                

Pe. Maurício Martins de Melo, Sch.P                                                                 
Tesoureiro Eleito, Associado e Representante Legal                             

Conselho Fiscal                                                           

Claudionor de Souza                                                       
Conselheiro Fiscal Eleito

Romualdo Almeida Linhares
Conselheiro Fiscal Eleito

Maria Izabel de Jesus
Conselheira Fiscal Eleita

Diretoria de Projetos
Pe. Heyder Vieira da Conceição, Sch.P
Diretor Titular e Coordenador da equipe de diretores das Obras Sociais no Brasil

Marciele Vieira Ribeiro Wendler
Direção de Projetos

Diretores Locais

Pe. Agendia Nchengha, Sch.P
Diretor Obra Social Itaka-Escolápios Aracaju - SE

Cristiane Oliveira dos Santos Pimentel
Diretora Obra Social Itaka-Escolápios Serra - ES

Patricia Bicalho Duarte
Diretora Obra Social Itaka-Escolápios Governador Valadares - MG

Pollyana Suzan Cardoso Perdigao Vieira
Diretor Obra Social Itaka-Escolápios Belo Horizonte - MG

Título/Registros/Certificação

• Entidade Beneficente de Assistência Social;

• Conselho Nacional de Assistência Social;

• Conselhos Municipais da Criança e Adolescente de Aracaju, Belo Horizonte, Governador Valadares e Serra;

• Conselhos Municipais de Assistência Social de Aracaju, Belo Horizonte, Governador Valadares e Serra;

• Utilidade Pública Estadual no Espírito Santo;

• Utilidade Pública Municipal em Serra, Belo Horizonte e Governador Valadares.

CENTROS CALASANZ

Desde sua origem, a missão escolápia esteve focalizada na escola. Na Bolívia, exceto em Santivañez, as escolas assumidas pelas Escolas Pias são paroquiais, tendo os escolápios também a responsabilidade das paróquias. Além disso, em Anzaldo e Cocapata, para apoiar o trabalho escolar, criaram-se os internatos.

Essa combinação, paróquia – escola – internato, possibilita chegar à pessoa nos distintos ambientes e momentos em que vive, e fazê-lo em união com outros agentes educativos (família, docentes, catequistas, educadores etc.), facilitando as propostas educativas da nossa Ordem, que procuram a educação integral e uma “escola a pleno tempo”.

Visando reunir, reforçar e estender o trabalho desde diferentes âmbitos, no ano de 2019, se criaram os Centros Calasanz.

Dependendo do contexto, das necessidades e possibilidades, em cada lugar, os Centros Calasanz têm caraterísticas diferentes. No entanto, em todas as presenças os Centros Calasanz:

  • Oferecem um ambiente educativo que possibilita experiências significativas, formação continuada, ações solidárias, partilha grupal, internalização de valores...
  • Têm espaços físicos onde desenvolver atividades no tempo livre, esportivas, voluntariado solidário, reforço escolar... disponíveis além do horário e tempo escolar.
  • Complementam e enriquecem o trabalho que se faz nas escolas, paróquias e internatos.

As três ações fundamentais que se realizam nos Centros Calasanz são:

  • O processo de grupos do Movimento Calasanz.
  •  O apoio escolar complementar ao trabalho educativo das escolas.
  •  A oferta de atividades, oficinas, cursos...

o   Para promover e fomentar a cultura e as capacidades artísticas de crianças, adolescentes, jovens e pessoas adultas: dança, teatro, cinema, pintura...

o   Oficinas diversas para desenvolver capacidades e oferecer recursos pessoais (cozinha, sobremesa, robótica, marcenaria, corte e costura, apicultura, manualidades...).

o   Espaços lúdicos para contribuir com o desenvolvimento sadio de crianças e jovens (esporte, ludoteca...).

Centro Social Santa Teresinha e São José de Calasanz - Aracaju/ SE

Centro Social Itaka BH -  Belo Horizonte - MG

Centro Social São José de Calasanz - Serra/ ES

Itaka GV - Governador Valadares - MG

 

 

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